O RUM

É uma bebida alcoólica elaborada a partir da fermentação e destilação do melaço de cana de açúcar Sua origem, nos remete ao ano de 1650, ano dos primeiros documentos falando sobre essa bebida em Barbados. Seu nome inicial é Kill-devil (mata-diabo) ou Rumbullion (grande tumulto). Com o tempo 1667 a bebida já era amplamente conhecida como Rum. 

O primeiro documento encontrado onde se mencionava a bebida como Rum foi em 1661, documento emitido pelo Governador Geral da Jamaica. As primeiras produções da bebida feita de melaço de cana no Caribe, tem origem no século XVII. Os escravos descobriram que conseguiam chegar a uma bebida alcoólica a partir da fermentação do melaço de cana. 

Logo na destilação, eram tiradas as impurezas, concentrando o álcool e finalmente produzindo o primeiro rum moderno. A tradição diz que o primeiro lote de rum foi feito na Ilha Nieves. Por outro lado, há historiadores que dizem que, na realidade, o Rum chegou ao Caribe juntamente com a inserção do cultivo da Cana de açucar que veio do Brasil. 

A tradição do processo de produção da Bebida teria sua origem no Brasil, onde se encontraram documentos datados de 1620 relatando sua produção em solo brasileiro. Ao final do século XVII, o rum passou o Brandi Frances como o álcool preferido no comércio triangular (Africa/escravos; America/Cana-bebidas, Europa/outros produtos), sendo um meio de pagamento utilizado para a compra de escravos na África. Por este motivo, se espalhou pelo mundo e através de todas as colônias inglesas. 

O seu consumo começou a ser tão grande que se espalharam várias destilarias pela Nova Inglaterra, abastecidas por melaço de cana de açúcar das Antilhas Francesas. Este Rum norte-americano era amplamente vendido no novo continente. 

Em 1862, foi fundada a Casa de Rum Bacardi, desenvolvendo um Rum leve e seco, ganhando proporções de vendas grandes em Cuba. Outro personagem famoso na Ilha cubana foi Pedro Diago, que foi o primeiro a fazer experimentações em envelhecimento do Rum em barris. Hoje o Rum é produzido em mais de 30 países. Cada qual com sua tipologia e legislação, o que dificulta muito um consenso de tipos e aspectos, Hoje, é internacionalmente reconhecido e possui vários drinks famosos que utilizam o Rum como base.

Século XVII

As primeiras produções de bebida feita de melaço de cano no Caribe.

Século XVIII

Os escravos descobriram que conseguiam chegar a uma bebida alcoólica a partir da fermentação do melaço de cana. Concentrando o álcool. Diz que o primeiro lote foi feito na Ilha Nieves.

1620

O Rum chegou ao Caribe juntamente com a inserção do cultivo da cana de açucar que veio do Brasil. A tradição do processo de produção da bebida teria sua origem no Brasil.

1650

Os primeiros documentos falando sobre essa bebida em Barbados. Seu nome inicial é Kill-devil (mata diabo) ou Rumbullion (grande tumulto).

1667

Nesse mesmo ano a bebida já era amplamente conhecida como Rum.

1661

O primeiro documento encontrado onde se menciona a bebida Rum, foi em 1661, documento emitido pelo Governador Geral da Jamaica.

final do século XVII

O Rum passou o Brandi Frances como o álcool preferido no comércio, sendo um meio de pagamento utilizado para a compra de escravos na Africa

XVII

O seu consumo começou a ser tão grande que se espalharam várias destilarias pela Nova Inglaterra, abastecidas por melaço de cana de açucar das Antilhas Francesas.

1862

Em 1862, foi fundada a Casa de Rum Bacardi, desenvolvendo um Rum leve e seco, ganhando proporções de vendas grandes em Cuba.

1862

Pedro Diago, personagem famoso na Ilha cubana. Foi o primeiro a fazer experimentações em envelhecimento do Rum em barris.

2021

Hoje o Rum é produzido em mais de 30 países. Cada qual com sua tipologia e legislação, o que dificulta muito um consenso de tipos e aspectos.