A FABRICAÇÃO

Sabemos que a produção da primeira bebida destilada das Américas aconteceu em território brasileiro, em algum engenho do litoral, entre os anos de 1516 e 1532, antes mesmo do aparecimento do pisco peruano, da tequila mexicana e do rum caribenho.

Desde então o destilado ganhou o mundo, começando pelas longas viagens até Portugal, no início do período colonial brasileiro até se tornar moeda no comércio exterior.

Em 1660, chegou a motivar o episódio conhecido como “Revolta da Cachaça”, uma rebelião do Brasil colônia, contra o domínio Português sobre os impostos da bebida implementados pelo governador da capitania do Rio de Janeiro, que culminou na morte do líder dos rebeldes no ano seguinte.

Apesar de ser uma bebida que surgiu praticamente junto com a colonização, apenas em 1973 a cachaça teve seu registro oficializado quanto a sua origem, padronização e controle.

A classificação de “bebida típica e exclusiva do Brasil” no International Bartender Association (IBA veio somente na década de 1990, após inúmeros aperfeiçoamentos de sua produção.

Já neste século, no ano de 2012, com todas as tecnologias, aromas diferenciados e milhares de apaixonados pelo mundo afora, os Estados Unidos reconheceram a originalidade e a titularidade da bebida para o cenário internacional, substituindo assim o termo genérico de “brazilian rum”, por “cachaça”.

Moagem

A cana deve é moída no mesmo dia de sua colheita e, nessa etapa, a garapa (ou o “caldo”) é extraída da cana e o bagaço é separado, pela moenda.

Fermentação

Esta etapa exige bastante atenção, com relação à sua temperatura, que deve variar entre 28º e 32º. Nosso processo de fermentação dura entre 16 e 24 horas para a transformação do açúcar em álcool.

Destilação

Na destilação, o álcool evaporado se condensa ao passar por uma serpentina. A primeira parte do líquido resultante da destilação deve ser descartada. É a chamada “cabeça”, cerca de 0,7 a 1% do volume total, que contém alto teor de substâncias voláteis, não indicada para consumo. Os próximos 15% são o “coração” da cachaça. É produto de boa qualidade, o restante é cauda, conteúdo de baixo teor de álcool que é descartado na nossa produção.

Pouso Altinho

Dona Filó

Cavendish Rum Prata

Cavendish Rum Envelhecido